quinta-feira

Dica: Voce sabia que o vinagre tem 1001 ultilidades?





Quando pensamos em cozinhar, o vinagre tem mais funções do que apenas aparecer como ingrediente em receitas.

Ele pode realizar truques para melhorar o sabor, conservar os alimentos, ocupar o lugar de ingredientes ausentes e até mesmo melhorar a aparência da comida.
Esse ingrediente pode evitar estrago e salvar o desastre ocasional na cozinha.

Na realidade, se você adicionar uma gota aqui e outra ali durante o processo de preparação, o vinagre poderá alterar toda a personalidade de certos alimentos.
Neste artigo mostraremos muitas maneiras de incorporar o vinagre na cozinha.

O básico:

Condimentos: ao chegar ao final de um frasco de ketchup, adicione um pouco de vinagre e chacoalhe para que o ketchup dure mais. Essa técnica funcionará para outros condimentos também.

Ovos: ainda é possível cozinhar um ovo quebrado adicionando uma colher de sopa de vinagre na água fervendo. O vinagre evitará que a clara escape.

Peixe e frutos do mar: adicione uma colher de sopa ou mais de vinagre ao fritar ou ferver peixe para reduzir o gosto e o cheiro fortes e manter a carne macia.

Dê ao camarão e ao peixe enlatado um gosto de peixe fresco cobrindo-os de vinho xerez e adicionando duas colheres de sopa de vinagre. Deixe descansar durante 15 minutos e, em seguida, prepare conforme desejado.

Para manter o peixe branco, deixe-o descansar durante 20 minutos em uma mistura de um quarto de água e 2 colheres de sopa de vinagre.

Frutas e legumes: ao cozinhar frutas no bocal do fogão, adicione uma colher cheia de vinagre para melhorar o sabor.

Ao fazer purê de batatas, adicione uma colher de sopa de vinagre, depois de ter usado leite suficiente. Isso ajudará a manter as batatas brancas. Amasse-as até a consistência desejada.

Em um molho de tomate ou em uma sopa à base de tomate, adicione uma ou duas colheres de sopa de vinagre um pouco antes de concluir o processo de cozimento. Os sabores serão aprimorados.

O vinagre pode fazer todos os tipos de coisas na cozinha

Carne: acrescente um toque especial a 0,5 kg de hambúrguer adicionando vinagre de vinho de alho e 1/2 colher de sopa de mostarda. Trabalhe bem os ingredientes, antes de transformá-los em um bolo de carne.

Melhore o sabor de presunto fervido adicionando uma colher de sopa de vinagre à água do cozimento.

O conteúdo ácido e o sabor marcante do vinagre o torna um ingrediente excelente para marinado para carne, ave, peixe ou legumes. O vinagre também pode amaciar pedaços duros de carne.


Bicarbonato de sódio: use o vinagre para determinar se o bicarbonato antigo ainda está bom o suficiente para assar. Despeje duas colheres de sopa de vinagre em um pequeno prato e adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Um bom bicarbonato de sódio deve fazer o vinagre espumar significativamente.

Pão: faça com que a casca do pão feito em casa fique com um belo marrom dourado removendo-o do forno um pouco antes do tempo de assar ter sido concluído e passando vinagre. Retorne para o forno para terminar de assar.

Você pode ajudar o pão feito em casa a crescer adicionando uma colher de sopa de vinagre para cada 2 1/2 xícaras de farinha da receita. Reduza outros líquidos da receita proporcionalmente.

Suspiro: faça um suspiro mais macio adicionando vinagre às claras dos ovos antes de bater. Para cada 3 claras de ovos da receita, adicione 1/2 colher de chá de vinagre.

Tortas: reduza o sabor extremamente doce das tortas de frutas ou de outras sobremesas adicionando uma colher de chá de vinagre.

Como veremos na próxima seção, o vinagre tem outros usos na cozinha, como conservante de alimentos ou substituto de receita.

Mais usos do vinagre na cozinha

Além de fazer maravilhas ao cozinhar e assar, o vinagre é útil de outras maneiras. Pode ser usado na conservação de alimentos e como ingrediente substituto em receitas. Você pode até mesmo fazer seu próprio vinagre.

Conservação de alimentos

Queijo: embrulhe o queijo que sobrou em um tecido umedecido com vinagre e armazene-o em um recipiente impermeável. Isso evitará que o queijo mofe ou se torne duro demais.

Frutas e legumes: renove legumes murchos, como espinafre ou alface, mergulhando-os em duas xícaras de água e em uma colher de sopa de vinagre.

Substitutos de receita

Nada é mais frustrante que quando você está cozinhando e percebe que há um ingrediente faltando. O vinagre pode ser usado como um substituto.

Soro do leite: como substituto para o soro do leite, misture uma colher de sopa de vinagre em uma xícara de leite integral e deixe-o descansar por alguns minutos. Em seguida, meça a quantidade pedida na receita.

Limões e limas: o vinagre pode ser usado em qualquer receita que pede suco de limão ou de lima. Use 1/2 colher de chá de vinagre para cada colher de chá de suco de limão ou de lima.

Sal: em vez de sal, use o vinagre como tempero para comidas como batatas ou outros legumes. Basta salpicar levemente.

Vinho: é possível usar vinagre no lugar de vinho em qualquer receita se você misturá-lo com água primeiro. Misture uma parte de vinagre para três partes de água e use a quantidade que a receita pedir no lugar do vinho.


Para lavar louça, você pode usar um detergente barato e acrescentar, para cada meio litro, uma colher de sopa de vinagre. O vinagre cortará a gordura e deixará a louça brilhando.


Dê adeus aos produtos de limpeza, tudo o que você precisa são itens como vinagre, talco e leite, que, embora não sejam específicos para higiene, cumprem muito bem esse papel.

Vinagre.....

- Você pode usá-lo para eliminar o odor de mofo em armários colocando uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio e deixe pernoitar.

- Para limpar janelas e espelhos, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão.

- Para retirar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Depois aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

- Uma solução de vinagre e água morna em partes iguais pode ser aplicada para limpar riscos de lápis e marcas nas paredes.

- Para tirar manchas de tinta de caneta de roupas, lave com água morna, um pouco de vinagre e sabão e enxágüe em água quente.

- Misture em um balde aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco para limpar pisos de cerâmica.

- Para clarear colarinho de camisas, basta adicionar vinagre e bicarbonato de sódio até formar uma pasta e esfregar essa mistura na peça uma hora antes de colocá-la na máquina de lavar.

- No banheiro, remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão.

- Para esfregar registros e peças de louça, use uma esponja macia embebida em uma solução meio a meio de água e vinagre. Se preciso, deixe toalhas de papel molhadas no vinagre cobrindo a área manchada por uma hora e depois limpe com uma esponja úmida.

- Despeje vinagre no vaso e deixe agir por 30 minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas.

- Para limpar os bocais do chuveiro, misture 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500 ml de vinagre e 500 ml de água quente.

- Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe agir por algumas horas.

- Borrife vinagre nas cortinas do box ou revestimentos uma ou duas vezes por semana para evitar que fiquem cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Não precisa enxaguar.

- Para limpar o ralo da banheira, molhe uma toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja. Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a para ajudar a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.

- Borrife a mesma quantidade de água e vinagre branco sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre durante o enxágüe.

- Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente.

- Ainda na cozinha você pode usar o vinagre para deixar os copos de vidro brilhantes. Deixe-os de molho em uma bacia com água e gotas de vinagre branco e depois lave com detergente.

- Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.


ENFIM VINAGRE TEM MIL E UMA UTILIDADES DESCUBRA ......

3 comentários:

Camila disse...

Oi amiga... vim dar uma espiadinha, hehehe!!
Muito útil teu blog, adoreiii...

ADOREI as utilidades do vinagre, super legal mesmo!!

Beijooooooooo grandeee....

Camila Marques

Rachel disse...

é verdade o vinagre tem muitas utilidades!!!!
bjjus

Maria do Carmo disse...

Oi! Adorei as dicas com o vinagre. Aqui em casa o usamos muito, mas sempre o de maçã. Vou comprar o branco para utilizar algumas das dicas. Parabéns!