terça-feira

Bolo pudim de chocolate






Ingredientes:

Para a calda: - 1 xícara (chá) de açúcar

Para o bolo: - 1/2 xícara (chá) de manteiga
3 ovos (gemas e claras separadas)
1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de Chocolate em Pó Garoto
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o pudim:
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

1- Calda: Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo deixando derreter lentamente.
Quando estiver dourado, junte 1 xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Retire do fogo e espalhe numa fôrma redonda de furo central (22cm de diâmetro).

2- Bolo: Bata na batedeira a manteiga, as gemas e o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha, o chocolate, o leite e torne a bater para misturar bem. Desligue a batedeira. Bata as claras em ponto de neve, acrescente o fermento e despeje na massa. Misture delicadamente, até obter uma massa lisa e despeje na fôrma com a calda.

3- Pudim: Bata no liqüidificador, os ovos, o leite condensado, oBata no liqüidificador, os ovos, o leite condensado, o leite e a essência de baunilha.

Despeje delicadamente na fôrma, sobre a massa. Asse em banho-maria, no forno médio, preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Espere esfriar e desenforme em um prato grande.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Marta,
Vou comecar o seu blog,por essa receita. Vou comecar fazendo so o pudim,vamos ver se dessa vez eu acerto,acho que nao tenho a forma certa e nunca consigo desenformar.
Beijo,